terça-feira, 30 de julho de 2013
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Filme completo: Como estrelas na Terra - Toda criança é especial
O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade.
Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, ele acaba ficando deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria.
Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava . Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver a dentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante.
Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita. No filme "Como Estrelas Na Terra o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usa o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. O educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador.
O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança.
Torna-se necessário que os futuros educadores saibam lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com essa e as demais deficiências. Fonte da Resenha acima - www.portaleducacao.com.br
Filme completo: Vermelho como o céu ---- Sobre Deficiência Visual
Mirco Balleri é um garoto comum de 10 anos de idade que adora cinema e vive em uma pequena cidade italiana, nas proximidades de Pisa. Vive uma vida comum de um garoto nessa idade, quando em uma de suas peraltices resolve brincar com a arma de seu pai e um grave acidente faz com que perca grande parte de sua visão.
Nessa premissa de um garoto recém cego, acrescente também um fator histórico da Itália dos anos 70, em que crianças portadoras de deficiência visual eram obrigadas a estudar em escolas especiais, e por conta disso o garoto ainda é segregado do convívio com seus pais e amigos, para viver em um internato em Gênova. Pra ajudar um pouco mais o internato segue uma educação profissionalizante e limitada, pois o diretor da escola especial coloca regras rígidas de que a cegueira deve guiar o que a criança ainda poderá fazer da vida.
Este é o ponto de partida desse belo filme, que faz uma tentativa singela de tratar sobre superação com poesia. O garoto Mirco não abandona sua paixão por cinema, mas ao encontrar um gravador passa a colecionar e editar sons para montar histórias sonoras. Aprende que ao tremular uma bandeja consegue um som de trovão, ou que assoviar em uma garrafa remete ao vento e com o apoio de coleguinhas do internato começam a criar um mundo de novas possibilidades. Em uma bela cena Mirco descreve a um menino cego de nascença, chamado Felice, sobre como seriam as cores. Segundo ele, o Azul é como sentir o vento bater em seu rosto ao andar de bicicleta; marrom é como o tronco de uma árvore. E o vermelho é o fogo; vermelho é como fica o céu no pôr do sol.
Enfim, não é apenas sobre superação que esta história conta, mas principalmente sobre a possibilidade de caminhos para não sentar à sombra da vitimização e colher as dores de amargura que isso pode trazer à alma. Auto-vitimização é um sentimento que cresce, e quanto mais vai sendo alimentado, passa a ser paralisante e pode nos deixar limitados à infelicidade. Aliás, por mais trágico que tudo possa ser sempre vai existir outro sentido, mas às vezes nos falta a pureza de criança pra acreditar que realmente é possível utilizá-lo. Detalhe, ainda, que o filme conta a história real de Mirco Mencacci, um dos mais importantes editores de som da indústria cinematográfica italiana.
Nos faz pensar como escolher o significado do Vermelho pode ser feito no caminho de uma eterna tragédia ou num belo recomeço com Céu ao nascer do sol.
Fonte do texto acima: http://liga7arte.wordpress.com/2012/04/16/vermelho-como-o-ceu/
Filme completo: Black -- Sobre deficiência Visual e Auditiva
Michelle McNally (Rani Mukherjee) é uma garota que perdeu a visão e audição alguns meses depois do seu nascimento e passa a viver em um mundo negro onde está isolada na escuridão de sua própria existência, presa por sua incapacidade de ver, ouvir e se expressar.
Seus pais desesperados com a situação da sua filha contrata o professor Debraj Sahai (Amitabh Bachchan) que é idoso e alcoólico e que trabalha com surdos e cegos e têm métodos pouco convencionais para ensinar seus alunos, porém sempre visando benefícios a longo prazo. Muitos anos depois, Michelle já aprendeu bastante, tornando-se mais relaxada e expressiva, e é capaz até de dançar e habilmente, por sinal. Debraj convence o diretor de uma universidade para conceder-lhe uma entrevista e ela passa, tornando a primeira pessoa surda-cega a estudar naquela universidade. Infelizmente nem tudo são flores!
Debraj desenvolve a doença de Alzheimer e lentamente, ele se esquece de tudo, incluindo todas as palavras e seus significados.
A primeira metade do filme é uma adaptação da autobiografia de Helen Keller - A HISTORIA DA MINHA VIDA, livro que inspirou o filme O milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker).
Fonte do texto acima: http://oficinadelibras.blogspot.com.br/
sexta-feira, 12 de julho de 2013
quarta-feira, 10 de julho de 2013
As Maravilhas de Deus - Educação Religiosa - 1º ano
As Maravilhas de Deus são os livros da educação infantil do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
As Maravilhas de Deus - Educação Religiosa - 3º ano
As Maravilhas de Deus são os livros da educação infantil do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
A Melhor Alternativa - Educação Religiosa - 9º ano
A Melhor Alternativa são os livros do Ensino Fundamental do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
A Melhor Alternativa - Educação Religiosa - 8º ano
A Melhor Alternativa são os livros do Ensino Fundamental do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
A Melhor Alternativa - Educação Religiosa - 7º ano
A Melhor Alternativa são os livros do Ensino Fundamental do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
A Melhor Alternativa - Educação Religiosa - 6º ano
A Melhor Alternativa são os livros do Ensino Fundamental do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
As Maravilhas de Deus - Educação Religiosa - Jardim I - 4 anos
As Maravilhas de Deus são os livros da educação infantil do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
As Maravilhas de Deus - Educação Religiosa - Jardim II - 5 anos
As Maravilhas de Deus são os livros da educação infantil do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
As Maravilhas de Deus - Educação Religiosa - 4º ano
As Maravilhas de Deus são os livros da educação infantil do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
As Maravilhas de Deus - Educação Religiosa - 2º ano
As Maravilhas de Deus são os livros da educação infantil do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
As Maravilhas de Deus - Educação Religiosa - 5º ano
As Maravilhas de Deus são os livros da educação infantil do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)
Sermões para Crianças
Escrito por J.C.Ryle e lançado em 1869! contem sete sermões escritos e pregados especialmente para crianças; com prefácio do bispo Walter McAlister
Assinar:
Postagens (Atom)