segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CASAMENTO

CASAMENTO: CRIAÇÃO DE DEUS
Gênesis 2:18,24

#CONSIDERAÇÕES GERAIS
O casamento foi a primeira instituição divina. Deus nos fez carentes um do outro, isto é, o homem precisa da mulher, assim com o a mulher precisa do homem.Nos versículos 27 e 28 do primeiro capítulo do livro de Gênesis, lemos: e criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra, e sujeita-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.Para que tudo isso fosse cumprido, teria que haver uma união legítima e abençoada: o casamento.

1. ZELAR O CASAMENTO
Para que tenhamos êxito em tudo na vida, devemos ter como base a obediência.O casamento não foge a este princípio, por isso é de suma importância respeitarmos o que está registrado em Mateus 19:6b: portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem.Algumas atitudes podemos tomar para zelar o casamento:

a) Minimizar os defeitos e maximizar as qualidades do cônjuge (Fp 2:3b);
b) Não esquecer as datas importantes: aniversário do cônjuge, aniversário de casamento, etc (e comemorar!);
c) Sempre que possível (compartilhar as tarefas – Gl 6:2);
d) Orar a dois (Tg 5:16b);
e) Saber ouvir (Tg 1:19);
f) Fazer declaração de amor um ao outro;g) Perdoar;
h) Pedir perdão;
i) Dialogar;
j) Higiene corporal;

2. PROTEÇÃO DO CASAMENTO
* Fidelidade: proporciona segurança ao casamento e atrai as bênçãos de Deus (Hb 13:4);
* Amizade: o relacionamento de um casal para ser equilibrado e saudável, os dois tem que ser verdadeiros amigos. Tem que haver cooperação entre os dois e não competição;
* Santidade: podemos dizer que se há fidelidade e amizade, o fruto é a santidade, resultado da atitude dos dois (Ef 5:22-28);
* Apreciação: é importante apreciar, honrar e reconhecer. Quando existe uma apreciação mútua o casamento floresce (Pv 31:29);
* Submissão devocional: submissão é incorporar a missão de ajudar outra pessoa na missão dela. Quando a mulher compreende o significado de submissão à luz da Bíblia, ela não tem dificuldade de exercê-la. Quando o homem busca ser para a esposa o que Cristo é para a igreja, a mulher terá prazer em cumprir o papel de auxiliadora (submissão) (Ef 5:22-29, 1 Co 11:3);

3. VITÓRIA NO CASAMENTO
A vitória no casamento é alcançada na luta diária, como esforço de cada um, procurando vencer todos os obstáculos, porém tendo sempre em mente buscar o auxílio de Deus em primeiro lugar, isto é, que Ele seja o centro do relacionamento conjugal (Ec 4:9-12).

3.1. Deixando Deus agirNão há nada impossível para Deus (Lc 1:37). Cristo tem o poder para transformar o mal em bem, as coisas erradas em certas (Mt 28:18).O homem pode através do seu esforço, realizar uma mudança no seu casamento, porém isso poderá ser temporário. No entanto se ele permitir o Espírito Santo agir na transformação do lar, o resultado será a vitória (Sl 127:1).

3.2. Desejar mudançasEm vez de viver pensando que o outro é que tem de mudar em todos os aspectos, deve mudar a si próprio.Cada um dos cônjuges deve tomar a decisão de mudar a si mesmo, como a maneira de falar, a maneira de pedir, como portar-se com a família diante de outras pessoas, como aceitar as fraquezas do cônjuge, etc.

3.3. Ceder em muitas situaçõesA Bíblia diz que a “mulher sábia edifica a sua casa” (Pv 14:1). Isso inclui aceitar, concordar, esquecer, mesmo que seja um e força para salvar o casamento.Ao homem a Bíblia manda amar a mulher e se entregar a ela (Ef 5:25,28), isso faz com que o homem ceda em muitas áreas, amando sua mulher como a seu próprio corpo.Ceder é também admitir com humildade seus próprios erros e assumir a culpa quando preciso. Essa atitude é válida para os dois.

#CONCLUSÃO
O casamento é uma instituição divina. Deus sempre quer o melhor para cada um de nós. Ele nos dá as condições para que sejamos felizes nos nossos casamentos, basta tão somente seguirmos os seus ensinamentos.Você tem se preocupado em obedecer a Palavra de Deus?

Texto escrito pelo Presbítero Stênio Ribeiro.

Fonte: http://prjoaoluis.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário